No fundo do quintal...
 


PRECISANDO DE AMOR

(Luis Fernando Veríssimo)

 

Quem não gosta de ser amado? Ser paparicado? Receber atenção especial, presentinhos e beijinhos doces?

Quem não gosta de surpresinhas gostosas, beijo na boca e abraços apertados? Quem é que de livre e espontânea vontade prefere a solidão a uma boa companhia?

Ora, todo mundo quer uma boa companhia e de preferência para o todo sempre. Mas conviver com essa "boa companhia" diariamente por 3, 5, 10, 15, 25 anos é que é o difícil. No começo dos relacionamentos e até 1 ano de vida amorosa, tudo são mais ou menos flores.Brigas e discussões, (caia fora dessa fria).

Não adianta você dizer que depois de três meses apenas que "encontrou o amor de sua vida", porque o amor precisa de convivência para ser devidamente testado.

Nesse mundo maluco e agitado, as pessoas estão se encontrando hoje, se amando amanhã e entrando em crise depois de amanhã. Uma coisa frenética e louca que tem feito muita gente, que se julgava equilibrada, perder os parafusos e fazer muita besteira. Paixão, loucura e obsessão, três dos mais perigosos ingredientes que estão crescendo nos relacionamentos de hoje em dia por causa da velocidade das informações e o medo de ficar sozinho. As pessoas não estão conseguindo conviver sozinhas com seus defeitos, vícios e qualidades, e partem desesperadamente para encontrar alguém, a tal da alma gêmea, e se entregam muitas vezes aos primeiros pares de olhos que piscam para o seu lado. Vale tudo nessa guerra, chat, carta, agência, festas e até roubar o parceiro de alguém. É uma guerra para não ficar sozinho.

 

Medo?

Com medo de se encarar no espelho e perceber as próprias eficiências?

Com medo de encarar a vida e suas lutas?

 

Então a pessoa consegue alguém (ou acha que está nascendo um grande amor), fecha os olhos para a realidade e começa a viver um sonho, trancado em si mesmo, nos quartos e no seu egoísmo, a pessoa transfere toda a sua carência para o (a) parceiro (a), transfere a responsabilidade de ser feliz para uma pessoa que na verdade ela mal conhece.Então, um belo dia, vem o espanto, a realidade, o caso melado, o "falso amor" acaba, e você que apostou todas as suas fichas nesse romance fica sem chão, sem eira nem beira, e o pior: muitas vezes fica sem vontade de viver.

 

Pobre povo desse século da pressa!

Precisamos urgentemente voltar o costume "antigo" de "ter tempo", de dar um tempo para o tempo nos mostrar quem são as pessoas. Namorar é conhecer, é reconhecer, é a época das pesquisas, do reconhecimento... Se as pessoas não se derem um tempo, não buscarem se conhecer mais, logo em breve teremos milhares de consultórios lotados de "depressivos" e cemitérios cada vez mais cheios de suicidas "seres cansados de si mesmos...". Faça um bem para si mesmo e para os outros, quando iniciar um relacionamento procure dar tempo para tudo: passeie muito de mãos dadas, converse mais sobre gostos e preferências, conheça a família e mostre a sua, descubra os hábitos e costumes.

 

Parece careta demais?

Que nada, isso é a realidade que pode salvar relacionamento e muitas vidas. Pense nisso e se gostar, passe essa mensagem para frente; quem sabe se juntos, não ajudamos alguém carente de amor a encontrar um motivo para ser feliz?

 

Muita pretensão?

Não, só vontade de te ver feliz.



 Escrito por Andre Carvalho às 08h15
[]




Songs for make love...

  Bem, hoje não dava mais para adiar. Depois de quatro dias sem arrumar o Quintal já tinha folhas espalhadas por todo canto, os frutos das árvores estavam pelo chão, um sujeirada danada...

 

  Brincadeira, é falta de tempo mesmo, quisera eu poder sempre deixar alguma coisinha por aqui e principalmente visitar todos os blogs dos meus amigos diariamente, e olha que além desses 22 que estão listados entre os favoritos do Quintal tem pelo menos outros 20 diferentes na pasta favoritos da minha máquina!

 

  Vou deixar aqui hoje o último post que publiquei no blog Musicopéia. Eu e mais alguns amigos decidimos sair de lá ha uma semana por motivos particulares. Foi difícil a decisão pelo sentimento de amor que nos unia àquele espaço que foi criado com tanto carinho, mas ele ainda está lá, fomos nós que saímos e por livre e espontãnea vontade. Que ele continue e retoma o caminho de sucesso ao qual ele está destinado a ter. Daqui a pouco tempo estaremos a ocupar um novo espaço de música na internet que quando estiver pronto certamente eu pedirei o apoio e a força de todos os amigos do Quintal para prestigiá-lo.

 

  Mas deixemos de papo e vamos ao texto. Para os apaixonados ele é perfeito, mas para quem não está vivendo essa fase agora ele vale como uma boa dica para "aquelas horas"... Vamos lá:

 

  Estive tratando de assuntos que gosto nos últimos posts,  mas estava fora do que mais ouço em termos de música, por isso resolvi voltar às origens neste, e nada melhor do que associar música e amor. Roqueiros, funkeiros, rappers e afins, esta é uma sugestão de trilha sonora para aqueles momentos de prazer e felicidade plena ao lado de sua amada ou amado.

 

  Para começar a dar um clima especial no ar, que tal algo bem sexy logo de cara? As duas primeiras dicas são Kirk Whalum - Sax in the Garden e The Delegation - Oh Honey, depois destas vocês já estarão mais envolvidos no clima. Ainda nos "entretantos", siga na mesma linha com Floaters - Float On e The Alan Parsons - Time.

 

  Agora sim, o clima esquentou! Para não deixar cair a empolgação, algo como Queensryche - Silent Lucidity serve para começar a incendiar e a partir daí para pegar logo fogo de vez, deixe tocar em sequência Marvin Gaye - Let's Get it On e Madonna - Justify My Love. Caramba, essa cama deve estar uns 50 graus agora...

 

  O clima (ou a essa altura, o clímax) está nas alturas e é lá que estarão ambos viajando ao som de Van Morrison - And it Stoned Me e voltarão do paraíso ao som de Lobo - I'd Love You To Want me. Ah tá... vocês não querem voltar ainda? tudo bem, mantenham-se suspensos no ar com Chris Isaack - Wicked Game.

 

  Bem, e para relaxar, as duas últimas dicas são: Al Jarreau - After All e Nick Drake - Northern Sky, bem lentinhas e cheias de romantismo, como uma relação dessas deve terminar. . No final das contas, essas 12 músicas relacionadas numa playlist dá algo em torno de 59 minutos e 30 segundos de boas e deliciosas musicas, uma hora mágica, inteirinha dedicada aos amantes e apaixonados.

 

  Espero que tenham gostado das dicas. Algumas eu mesmo já experimentei e os resultados foram bem satisfatórios...



 Escrito por Andre Carvalho às 08h08
[]




Os Cinco S...

SAUDADE: é quando a gente sente uma pessoa dentro da gente; aí lembra que gosta dessa pessoa e fica querendo dizer isso a ela, mas às  vezes ela está longe e a gente só pode dizer em pensamento,  mas a gente diz, e ela escuta mesmo assim.

 “Deixe que seus pensamentos levem você até quem você ama."

 

SOLIDÃO: é quando a gente não sabe se gosta da gente, então acha que ninguém vai gostar. Aí a gente se  afasta das pessoas, que nem um bichinho doente, não deixa ninguém chegar perto e se sente muito só.

 "Aproxime-se e deixe as pessoas gostarem de você."

 

SOLIDARIEDADE: é quando a gente está dormindo e sonha que todo o ser vivo do universo é uma parte da gente, e a gente sabe que só vai acordar de verdade quando todas estas partes tiverem despertado.  Aí a gente fica logo querendo acordar todo mundo.

 "Participe do processo do despertar coletivo".

 

SONHO: os sonhos alimentam o nosso coração. É por meio deles que o Universo conhece nossos desejos e os transforma em realidade.

 "A realização de um sonho está se aproximando de você... fique atento às oportunidades."

 

SUCESSO: é quando a gente segue o caminho que a nossa alma escolheu e ela  fica tão feliz que nos dá um monte de presentes, aí a gente fica feliz  também.

 "Conecte-se com sua alma antes de fazer escolhas."

 

    O texto acima eu recebi de uma grande amiga a quem eu já gostava muito, mas que nos últimos tempos percebi para minha alegria o quanto eu a amo e que a nossa relação de amizade e verdadeiro amor é mútua e isso me emocionou demais, portanto, para você Paulinha (minha loirinha), uma homenagem do seu Dé tá? Te amo, um beijão!

 

 "A humildade não é substituto para uma boa personalidade"

 (Fran Lebowitz)

 

 "A humildade é o fundamento de todas as virtudes"

 (Confucio).



 Escrito por Andre Carvalho às 08h40
[]




Ontem não deu para postar, por isso ficam dois pensadores para hoje:

 

Humildade:

 

 "A humildade é o espaço do amor" (Paulo VI)

 "A falsa humildade é puro orgulho" (Blaise Pascal)

 

Eu iria colocar mais uma do Analista de Bagé hoje aqui como prometi, acontece que num dos tantos e-mails de trabalho que eu recebo por dia, no final de um deles tinha uma mensagem que chamou a minha atenção e por isso gostaria de dividi-la com todos que a lerem. Como tem a ver com dividir, entendi que também tenha tudo a ver com humildade e como é um ditado chinês (os orientais são o povo mais avançado nesse tipo de virtude), calhou exatamente de eu receber este provérbio na semana da humildade do Quintal. Ei-lo:

 

"Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um ... porém, se dois homens vêm andando por uma estrada cada um carregando uma idéia, e, ao se encontrarem, eles trocam as idéias, cada homem vai embora com duas..."

 

Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem...  ainda que você não precise, servirão para o outro.



 Escrito por Andre Carvalho às 08h12
[]




O Analista de Bagé.

   (Humildade) Pensamento do dia - Terça:

 

   "Quanto maiores somos em humildade, tanto mais perto estamos da grandeza"

   (Rabindranath Tagore).

 

   Certas cidades não conseguem se livrar da reputação injusta que, por alguma razão, possuem. Algumas das pessoas mais sensíveis e menos grossas que eu conheço vem de Bagé, assim como algumas das menos afetadas são de Pelotas. Mas não adianta. Estas histórias do psicanalista de Bagé são provavelmente apócrifas (como diria o próprio analista de Bagé, história apócrifa é mentira bem educada) mas, pensando bem, ele não poderia vir de outro lugar.

 

   Pues, diz que o divã no consultório do analista de Bagé é forrado com um pelego. Ele recebe os pacientes de bombacha e pé no chão.

 

— Buenas. Vá entrando e se abanque, índio velho.

— O senhor quer que eu deite logo no divã?

— Bom, se o amigo quiser dançar uma marca, antes, esteja a gosto. Mas eu prefiro ver o vivente estendido e charlando que nem china da fronteira, pra não perder tempo nem dinheiro.

— Certo, certo. Eu...

— Aceita um mate?

— Um quê? Ah, não. Obrigado.

— Pos desembucha.

— Antes, eu queria saber. O senhor é freudiano?

— Sou e sustento. Mais ortodoxo que reclame de xarope.

— Certo. Bem. Acho que o meu problema é com a minha mãe

— Outro.

— Outro?

— Complexo de Édipo. Dá mais que pereba em moleque.

— E o senhor acha...

— Eu acho uma pôca vergonha.

— Mas...

— Vai te metê na zona e deixa a velha em paz, tchê!

(Luis Fernando Verissimo).

 

Amanhã, mais uma do analista e outro pensamento de humildade, Até!



 Escrito por Andre Carvalho às 07h51
[]




Vidro ou Diamante?

Tema da semana: Humildade. Pensamento do dia - Segunda:

 

" Evitamos muitos erros quando temos a humildade de aprendermos com os erros dos outros".

(Frei Anselmo Fracasso).

 

 

Um homem esperava para atravessar uma avenida quando um brilho na grama em que pisava chamou sua atenção. Deu uma olhada sem se abaixar e pensou: "Deve ser um caco de vidro" e foi embora.

 

Mais tarde outro homem na mesma situação percebeu o brilho, abaixou-se, pegou a pedra meio suja e viu que era talhada como um lindo diamante.

Parecia mesmo um diamante enviando raios luminosos com as cores do arco-íris quando colocado ao sol. O homem pensou:

 

- Puxa, será um diamante? Desse tamanho perdido aqui? Como veio parar aqui? Talvez eu devesse levar a um joalheiro para ver se é mesmo.

 

Olhava e olhava e de repente disse a si mesmo.

- Que bobo eu sou, imagina se isso é um diamante, só pode ser um vidro talhado em forma de diamante que caiu de algum anel de bijuteria. Porque um cara como eu iria achar um diamante?

 

E se eu levar a um joalheiro ainda vou ter que agüentar a gozação do homem por eu ter achado que podia ser um diamante. - Há  logo eu ia achar um diamante assim perdido numa grama... logo eu...

 

E assim pensando jogou de novo a pedra na grama e atravessou a avenida até meio triste pela sua pouca sorte. No dia seguinte outro homem passando pelo mesmo lugar viu a pedra, atraído pelo seu brilho.

 

- Que beleza de pedra - "ele pensou!"- Parece um diamante, talvez até seja um diamante, mas também pode ser apenas um pedaço de vidro imitando um diamante... o melhor que tenho a fazer é leva-la a um joalheiro e pedir uma avaliação.

 

E colocou a pedra no bolso. Tendo levado-a para avaliação.Mais tarde descobriu ser um verdadeiro diamante, de muitos quilates e com uma lapidação especial. Era uma pedra muito valiosa!

 

Em nossa vida às vezes encontramos pessoas que são como esse diamante, valiosas! Pena que nem sempre nos damos o tempo necessário para avalia-las, confiando na nossa primeira impressão muitas vezes errônea , ou simplesmente achando que nunca tivemos sorte, então, porque aquela pessoa apareceria justamente para nós?

 

Que todos possam  estar sempre rodeados de pessoas abençoadas!!!

Tenham uma excelente e abençoada semana!!!



 Escrito por Andre Carvalho às 08h49
[]




Gratidão - Pensamento do dia (Sexta):

 

"A gratidão é a memória do coração"

(Paul H Dunn)

 

Bem, atendendo a milhares de pedidos que eu tenho recebido (uns 2 ou 3 eu acho...) aí está o remédio que eu uso lá em casa para matar mosquitos e baratas que vez por outra resolvem nos atacar. Aconselho à vocês, é tiro e queda. Um exemplar dessa coisa rara pendurada na parede da sala e nunca mais vocês terão problemas com essas pragas. O problema é que ele costuma espantar também as visitas, os parentes... Em compensação também espanta os cobradores, os cunhados chatos, as sogras...

 

 

É isso. Aí está esta "obra" da Natureza:

 

 

 

 

Espero que ainda tenha alguém vivo depois desse susto... Esse sou eu na minha última visita ao Solo Sagrado de Guarapiranga, sede nacional da Igreja Messianica Mundial do Brasil, em 2 de novembro do ano passado.

 

 

Segunda-feira o tema dos pensamentos será Humildade. Até lá e um ótimo final de semana para todos.

 



 Escrito por Andre Carvalho às 19h55
[]




A Glória do Amor (Glory of Love).

Gratidão (Quinta):

“Sou grato aos chineses, nossos inimigos. Só do inimigo se pode aprender a compaixão”.  (Dalai Lama).

 

Esta noite está bem clara

Enquanto ficamos aqui deitados

Há tantas coisas que eu quero te dizer

Eu sempre te amarei

 

Eu jamais te deixarei sozinha

Às vezes eu esqueço

E digo coisas que eu poderia me arrepender

Me parte o coração, ver você chorando

Eu não quero te perder

Jamais poderia fazer isso sozinho

 

Eu sou um homem que defenderá sua honra

Serei o herói com quem você sonha

Nós viveremos juntos para sempre

Sabendo que fizemos tudo para a glória do amor

 

Você me manterá erguido

Você me ajudará a vencer

Sou sempre forte quando você está ao meu lado

Sempre precisei de você

Jamais poderia fazer isso sozinho

 

Eu sou um homem que defenderá sua honra

Serei o herói com quem você tem sonhado

Nós viveremos juntos para sempre

Sabendo que fizemos tudo para a glória do amor

 

Como um cavaleiro em armadura brilhante

Vindo de um passado distante

Eu salvarei o dia bem a tempo

Te levarei para meu castelo bem longe daqui

 

Tradução de Glory of Love, minha música favorita, na voz de Peter Centera, ex-vocalista do grupo Chicago.



 Escrito por Andre Carvalho às 08h41
[]




Gratidão - Pensamento do dia (Quarta):

 

" A gratidão é a pedra de toque dos homens verdadeiramente honrados ".

(Robert Lapage).

 

Lucidez.

 

Por favor, não me olhe assim

Se não for viver só para mim

Aliás, se isto aconteceu

Tanto faz, já me fiz por merecer

 

Mas cuidado, não vá se entregar

Nosso caso não pode vazar.

É tão bom se querer

Sem saber como vai terminar

Onde a lucidez se aninhar

 

Pode deixar

Quando a solidão apertar

Olhe pro lado, olhe pro lado...

Que eu estarei por lá.

 

 

Letra simples e linda, numa interpretação singela e com a marca registrada do Grupo que tem tudo a ver com meu cantinho: Fundo de Quintal.

 

Em tempo: É claro que eu estava ouvindo a própria “Lucidez” quando escrevi e publiquei esse post né??



 Escrito por Andre Carvalho às 08h11
[]




 Gratidão - Pensamento do dia:

 

  "A gratidão é uma dívida que deve ser paga, mas que ninguém tem o direito de esperar que o seja".

(Jean-Jacques Rousseau).

 

  Dia internacional da Mulher. 

 

  Em 1857, um grupo de operárias de uma fábrica têxtil de Nova York se juntaram para reivindicar melhores condições de trabalho e uma jornada mais justa (pediam uma redução para 12 horas de trabalho diárias, imaginem só) e fizeram a primeira greve de funcionários femininos que se tem notícia. Pois em uma atitude no mínimo absurda, os proprietários da fábrica atearam fogo em seus galpões, matando queimadas 129 operárias que lá estavam trancafiadas de propósito. O dia era 8 de março.

 

  Décadas mais tarde esta data foi escolhida para homenagear as mulheres em todo o mundo e mesmo não sendo feriado é um dia onde não só deve-se lembrar o sacrifício destas mulheres que morreram por pedir uma vida mais digna para elas, como também para se fazer algo que na verdade deveria ser feito em todos os outros 364 dias do ano, exaltar e comemorar a existência de tantos desses seres que povoam e abrilhantam a vida de todos nós. Mulheres, neste dia dedicado somente à vocês, fica esta pequena lembrança e singela homenagem do Fundo do Quintal para todas que o visitar. Sintam-se abraçadas e muito bem quistas neste dia e também em todos os demais dias do ano. Parabéns mulheres do Brasil e de todo o mundo! Homenagem mais do que merecida!

 

  Um beijo especial para as mulheres da minha vida: Minha mãe, a mãe de meus filhos e para Alguém muito especial para este Quintal. Deus abençoe vocês!



 Escrito por Andre Carvalho às 08h32
[]




O Assunto é: GRATIDÃO.

  A partir de hoje e durante toda a semana, começo meus posts com palavras de algum sábio pensador divagando sobre o mesmo tema: Gratidão. Para compensar a falta de um ontem, deixo dois por hoje. São eles:

 

"Escreva suas mágoas em areia e sua gratidão em mármore" (Benjamin Franklin).

 

"Quem recebe em benefício com gratidão, paga a primeira parte de sua dívida". (Seneca).

 

  Vinha eu ouvindo música para o meu trabalho hoje (novidade fazer alguma coisa ouvindo música no meu caso), quando duas músicas tocadas seguidamente fizeram meu coração voar para milhares de quilômetros de distância de onde eu estava. Procurava tocar a alma de quem eu lembrara tão intensamente ao ouvir aquelas músicas, porém, me lembrei que eu não só podia tocar como também havia me esquecido que eu não podia mais nem almejar aqueles tais pensamentos, que portanto de nada havia valido a "viajem", e então meu coração voltou, mas dessa vez agredido por dores agudas e uma espécie de rolha gigante entalou na minha garganta. E minha manhã ficou tão cinza quanto a manhã que se fazia nascer naquele momento no Rio de Janeiro.

 

  Em tempo: Ouvia "Runaway" - The Corrs e "Fields of Gold" - Sting.



 Escrito por Andre Carvalho às 08h45
[]




Soneto do amor total.

                    

Amo-te tanto, meu amor... não cante,

O humano coração com mais verdade...

Amo-te como amigo e como amante,

Numa sempre diversa realidade.

 

Amo-te afim, de um calmo amor prestante,

E te amo além, presente na saudade.

Amo-te, enfim, com grande liberdade,

Dentro da eternidade e a cada instante.

 

Amo-te como um bicho, simplesmente,

De um amor sem mistério e sem virtude,

Com um desejo maciço e permanente.

 

E de te amar assim, muito e amiúde,

É que um dia em teu corpo de repente,

Hei de morrer de amar mais do que pude.

 

(Vinicius de Moraes).



 Escrito por Andre Carvalho às 14h05
[]




   Oi Amigos. Eu começo hoje falando especialmente com os meus amigos mais chegados do Quintal, principalmente com aqueles cujos blogs pessoais estão listados aí no canto esquerdo da tela. A estes eu peço desculpas por não estar podendo visitá-los com a mesma frequência que sempre fiz e que gosto devido a alguns problemas particulares que não estão me permitindo ficar muito tempo no computador e também ao aumento de atividades no meu trabalho que tem me deixado meio "doido", com isso meu tempo está bastante escasso. Não esqueci de ninguém e gostaria que vocês também não esquecessem que todos tem um amigo que os ama muito aqui nesse espaço. Um abraço e um beijo a todos.

 

   Amenidades...

 

   Estive pensando que os homens em geral se comparam e se descobrem como quem vê uma obra de arte bem de pertinho e depois vê a mesma obra de longe. Vou explicar o por quê dessa minha divagação:

 

   Quando se observa uma obra, uma pintura por exemplo, bem de perto, digamos a cerca de um palmo do próprio rosto, você não distingue nada nela de bonito, só enxerga borrões e cores misturadas, sem sentido, que geralmente te faz ter uma noção tão deformada da obra quanto o que seus olhos estão vendo,mas, quando a mesma pintura é observada de mais longe, de uma distância que lhe permita enxerga-la como um todo, sem restrições, consegue distinguir bem a beleza e o traço do autor na tela, todo o sentimento e a virtude que ela tem para proporcionar.

 

   Assim são as pessoas. Elas só conseguem perceber as qualidades de alguém que esteve tão perto dela por tanto tempo quando se percebe que já está longe dela. Enquanto esteve perto, só conseguiu distinguir o que ela considera não ser bom, o que lhe parece feio ou errado, não tendo possibilidade de contemplar a verdadeira essência ou virtude daquele que está ou esteve tão perto, na mesma distância de um palmo do próprio nariz. Agora distante, percebe o quão boa ou agradável pode ser a presença desta pessoa que quando o teve próxima, não foi valorizada ou contemplada como merecia ou queria ter sido.

 

   Esse post foi escrito ao som de Jon Anderson & Vangelis – I’ll find my way home.



 Escrito por Andre Carvalho às 08h20
[]


[ ver mensagens anteriores ]
 
 
 
 Ver mensagens anteriores



 Meu outro blog
 Meu Orkut